Mídia

Notícias


Saberes dos povos da Caatinga são partilhados em encontro 

23/01/2019

 por Kátia Rejane





Desde o último dia 18 de janeiro, acontece o III Encontro de Saberes da Caatinga, na Serra do Posto, em Exu, no Sertão do Araripe de Pernambuco. Promovido pela Rede de Agricultores e Agricultoras Experimentadores/as do Araripe (Rede Araripe), o encontro objetiva a partilha dos saberes dos povos da Caatinga. Com participantes não só da região, mas de outros estados do país e outros países, como Argentina, Colômbia e Chile. O  evento segue até dia 24 com oficinas e entre os dias 26 e 27 acontecerão os momentos de troca entre raizeiros, raizeiras, rezadores e rezadoras e parteiras

III Encontro de Saberes da Caatinga  é construído a muitas mãos, e permite um clima de harmonia entre as pessoas e com toda a natureza. Solidariedade, amor, carinho são sentimentos pulsantes em todos os momentos do encontro.

“Quem participa de um Encontro de Saberes da Caatinga não quer faltar nos próximos. Eu vim ano passado pela primeira vez e este ano estou aqui de novo. Dessa vez, além de participar, vim contribuir com oficinas”, diz Maria Eliza, participante do encontro que vem do Rio de Janeiro. 

Para que o evento aconteça são necessários muitos momentos de preparação, que envolvem pessoas de vários lugares. É o caso da jovem Joseane Ferreira, do município de Trindade, que trabalha com parteiras há alguns anos e contribui com a mobilização das mesmas para participar do encontro.  

“Para mim é uma alegria muito grande trabalhar com essas mulheres que são referências em suas comunidades, são mulheres que admiro bastante pela força, garra, disposição e acima de tudo doação. As parteiras tem uma energia muito boa e puder contribuir para que elas possam se juntar, conversar e trocar não tem preço. É bom demais e só tenho a agradecer a Rede Araripe e a todas as pessoas que fazem ele acontecer”, conta a jovem. 

O encontro segue até o próximo dia 27 de Janeiro, mas o próximo já tem data marcada para janeiro de 2020.

 


Whatsapp