Mídia

Notícias


A solidariedade como estratégia de enfrentamento a crise

11/06/2020

Os tempos difíceis nos ajudam a repensar nossas formas de viver e ver a vida, infelizmente, à pandemia provocada pelo novo coronavírus, abalou muito a economia e a forma de vida das pessoas.

 

O exercício da solidariedade tem sido uma estratégia de enfrentamento a esse momento desafiador, um exemplo disso é a atitude do casal Cícero e Izabel de Jesus Oliveira, da comunidade da Agrovila Nova Esperança, com a chegada da pandemia a feira agroecológica da comunidade parou, isso fez com as vendas comunitárias, o famoso porta a porta, foi fortalecida, porém algumas famílias que moram nos sítios vizinhos a Agrovila Nova Esperança passaram a ter mais dificuldades para comercializar. Assim o casal organiza as entregas em sua casa e através dos whatsapp comunicam as famílias da comunidade os produtos disponíveis e as pessoas reservam o que querem e passam para pegar.

Cícero e Izabel fazem o processo de receber os produtos, divulgar na comunidade e comercializar, depois passam o valor para os agricultores e agricultoras. Izabel conta que a iniciativa é para contribuir com a comercialização e garantir a comunidade o acesso a mais alimentos de qualidade, além dos que são produzidos pelas famílias da agrovila.

"É muito bom ajudar as pessoas a vender seus produtos e ajudar a comunidade a ter acesso a uma variedade maior de produtos, aqui tem famílias que produzem muitas coisas e comercializam para outras que não produzem as mesmas coisas, vai fazendo essa troca. Estamos com melancia, milho e macaxeira, no momento as famílias da comunidade não tem esses alimentos. Outra coisa, nós só aceita os produtos que a gente conhece a produção, só aceitamos agroecológicos, nosso intuito é ajudar” Conta Izabel.

Seguimos na luta, solidariedade e amor, para que possamos passar por esse momento desafiador, colhendo os frutos da aprendizagem e nos tornando pessoas, comunidades e humanidade melhor!


Whatsapp