Agrovila Nova Esperança realiza feira agroecológica com muito forró

A agrovila Nova Esperança, fica há 20 Km da sede do município de Ouricuri. A comunidade é um reassentamento que surgiu  a partir da construção da barragem dos algodões e sempre foi uma referência em agroecologia e convivência com o semiárido.

Há alguns meses, a comunidade resolveu implantar uma feira agroecológica para comercializar e divulgar os produtos das famílias agricultoras, que já acessam alguns canais de comercialização como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o espaço de comercialização Empório Kaeth, com sede na cidade de Ouricuri.

A experiência da feira tem movimentado  as comunidades vizinhas que enxergam nesse espaço um lugar de lazer e troca de experiências. No último domingo (09), a feira contou com a animação do forró pé de serra, o forrozeiro gonzagueano Vital Barbosa e banda fizeram o fole roncar anunciando que sem a valorização da cultura popular não há agroecologia, colocando a arte a serviço da promoção da saúde, da comida de verdade e da vida digna no semiárido.

Ao som da boa música os visitantes da feira tiveram a oportunidade de adquirir produtos como artesanatos, desifentantes, repelentes, frutas, doces, remédios caseiros e lanches tudo produzido na comunidade livres de contaminantes e recheados de carinho que só a agricultura familiar oferece.

Para a professora e agricultora Izabel de Jesus, uma das idealizadoras da feira, aliar a feira agroecológica a momentos culturais é uma soma perfeita. “Foi muito bom, a gente se sente feliz em ver a feira acontecendo e pessoas de outras comunidades participando e a parceira com o pessoal da cultura é muito importante. A presença de Vital Barbosa, o primeiro sanfoneiro que eu e muitas pessoas aqui conhecemos nos anima bastante”, afirma. 

 

A feira acontece todos os domingos das 8h às 12h.

Compartilhe