ASA Pernambuco participa de audiência com Secretaria de Desenvolvimento Agrário do estado

por Kátia Rejane 

 

Representantes da ASA Pernambuco com o secretário Dilson Peixoto. 

Na manhã desta terça-feira (02), organizações que compõem a Articulação Semiárido, no estado de Pernambuco (ASA/PE), participaram de uma audiência com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do estado. O assunto da audiência foram as demandas de ações públicas para fortalecer as políticas para agricultura familiar e convivência com o Semiárido em Pernambuco.

Além do secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, participaram o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim, e representantes  do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (ITERPE), o secretário executivo de agricultura familiar e a diretoria de ecursos hídricos do IPA.

A ASA-PE, entre outras iniciativas, tem estabelecido historicamente parcerias com o governo do estado de Pernambuco, buscando contribuir em diversas áreas, a exemplo da formulação do Plano Estadual de Meio Ambiente, Política e Plano Estadual de Combate à Desertificação (PAE), Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e da formulação e implementação da Política Estadual de Convivência com o Semiárido, principalmente no que remete ao programa de Cisternas.

Na audiência, a articulação estadual entregou um documento com as principais demandas da agricultura familiar do estado ao governo. Entre os pontos em destaque estão:  regulamentação da Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural; atualização do Plano Estadual de Convivência com o Semiárido; necessidade de uma gestão junto à Secretaria de Meio Ambiente do Estado de modo a assegurar um processo de atualização do Plano Estadual de Combate à Desertificação, garantir maior orçamento para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); garantir as condições para que os agricultores/as participem do PNAE estadual e reforçar essa perspectiva com prefeitos e prefeitas, bem como criar as condições para que as organizações de agricultores participem das compras públicas do estado e a  Marcha das Margaridas.

O secretário recebeu a pauta e interagiu com vários pontos se comprometendo a construir e fortalecer esse canal de diálogo da secretaria com a ASA-PE, através da coordenação executiva e dos conselhos de políticas públicas. O coordenador da articulação, Alexandre Pires, avaliou como bastante produtivo esse momento de diálogo. “Tivemos uma boa audiência, uma demonstração de abertura para gente construir muitas coisas juntos. Foi bem interessante o compromisso do secretário de fortalecer o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do estado de Pernambuco e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-PE), sobretudo no que toca a convivência com o Semiárido”, afirmou Alexandre. 

Foram tirados vários encaminhamentos da atenção do estado sobretudo do ciclo orçamentário que deve ser vivenciado agora em 2019. Que é elaboração do PPA 2020-2023 para que sejam assegurados recursos para programas de convivência com o Semiárido e assistência técnica. O secretário se comprometeu com a viabilização da participação das mulheres de Pernambuco na Marcha de Margaridas, em uma articulação da Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo do estado.

 

Compartilhe