CAATINGA 33 anos: Relembre alguns marcos dessa trajetória

Nesta quinta-feira (02/12), o CAATINGA completa 33 anos de existência com a força do povo do Sertão do Araripe, firme na construção de um mundo mais justo e solidário. Um mundo que valoriza a Agricultura Familiar, reconhece e visibiliza o trabalho das mulheres, das juventudes e das famílias agricultoras. É uma bonita e longa jornada que ainda tem muitas conquistas pela frente.

No dia de hoje, o agradecimento vai para quem chegou até aqui junto com a organização, e o CAATINGA conta com cada parceria, cada pessoa que se soma semeando Agroecologia para uma vida digna no Semiárido. Relembre com alguns marcos dessa história registrados por meio da fotografia, em acervo da organização:

JUVENTUDES

Em 2000, o CAATINGA iniciou, com o apoio da ONG Visão Mundial, o projeto Ybyrah Brasil de capacitação de jovens adolescentes para a fabricação de artesanatos de alta qualidade, feitos com madeira reciclada. As peças de artesanato foram comercializadas para o países do Japão, Holanda, EUA e França e para a Loja de Comércio Justo Mundaréu (São Paulo), que escolheu o projeto como um de seus parceiros.

ACESSO À ÁGUA

Também no começo dos anos 2000, o registro acima traz a implantação das primeiras cisternas de placas aqui na região do Araripe, realizada pelo Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC), desenvolvido pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), da qual o CAATINGA faz parte. A chegada dessa tecnologia significou mudança de vida para muitas famílias do Semiárido por meio da garantia do acesso à água.

COMERCIALIZAÇÃO

Uma das áreas de atuação do CAATINGA é o fortalecimento da comercialização de alimentos da agricultura familiar, alimentos agroecológicos. A foto traz inauguração da Feira Agroecológica de Bodocó (PE), realizada no dia 19 de junho de 2006. De lá para cá, são muitas as feiras agroecológicas no território do Sertão do Araripe, que movimentam a economia local e propiciam uma alimentação saudável para as pessoas da região.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Mais crédito, mais investimento, mais políticas voltadas para quem protege o meio ambiente. O marco é de um momento coletivo muito importante, da assinatura da Carteira de Crédito Agroecológico do CAATINGA, realizado no ano de 2006.

BENEFICIAMENTO

Plantar, colher e transformar. São muitas as possibilidades de transformação para o que é cultivado no Semiárido, sempre pensando no não desperdício do que é comida de verdade e pode alimentar muita gente. Aqui, as fotos lembram uma oficina de beneficiamento da carne com produtores do Copagro, que ocorreu em 2006 e outra oficina de beneficiamento de umbu, na comunidade da Agrovila Nova Esperança, em Ouricuri (PE).

DIREITOS DAS MULHERES

Sem feminismo não há agroecologia porque a agroecologia não pode ser implementada dentro de um sistema de opressão e desigualdade de gênero. O registro é da 1ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres do Sertão do Araripe, realizada em Ouricuri (PE), no ano de 2007, da qual o CAATINGA participou.

BANCOS DE SEMENTES

Em 2009, foi realizado o Encontro de Sementes nos assentamentos Açude do Saco, Frei Damião e Canto dos Pássaros, no município de Santa Cruz (PE). O cuidado e preservação das sementes é uma área de atuação do CAATINGA e uma pauta que está sempre presente na trajetória da organização. Por isso, a escolha desse registro como marco para esses 33 anos de caminhada.

INFÂNCIA

A luta por uma vida digna no Semiárido precisa estar presente na vida das famílias da região desde muito cedo. O CAATINGA acredita na infância como uma fase da vida essencial para que possam ser plantados socialmente a importância da agricultura familiar, da agroecologia e da convivência com o clima predominante no Sertão do Araripe. A foto é do “Programa Crianças com Todos os Seus Direitos”, durante uma feira temática da primeira Infância, realizada na comunidade do Teiú, em Ouricuri (PE), em janeiro de 2010.

 

 

 

Compartilhe