CAATINGA realiza passeio ciclístico em comemoração aos 30 anos 

por Kátia Rejane

Qualidade de vida e a luta por vida digna no Semiárido se complementam. Pensando nisso, o CAATINGA realizou, na manhã do dia 15 de novembro, um passeio ciclístico, como uma oportunidade de promover o diálogo entre campo e cidade e intensificar a luta por qualidade de vida. 

 

O passeio ciclístico trouxe a possibilidade de unir o exercício físico, através do pedal, com a alimentação saudável, produzida em bases agroecológicas pelas famílias agricultoras, valorizando a produção de alimentos pela agricultura familiar, embora pouco reconhecida, e contribuindo na geração de renda das pessoas que vivem no campo. A atividade contou com 110 ciclistas e saiu da sede urbana do CAATINGA, na cidade de Ouricuri/PE, para a comunidade rural do Teiú, onde foi servido um farto café da manhã com alimentos totalmente produzidos pelo grupo de mulheres da comunidade e suas famílias. 

 

O passeio foi também uma oportunidade das pessoas da cidade conhecerem os sistemas de produção agroecológica de perto, pois o café da manhã foi servido no quintal produtivo de Tereza Adriana, uma das mulheres do grupo, ela ressaltou a importância da agroecologia e do grupo de mulheres na garantia da soberania alimentar e empoderamento das mulheres. “Fico feliz em receber tanta gente em meu quintal e poder mostrar um pouco de nossa produção, que é totalmente agroecológica, são alimentos limpos e livres de qualquer tipo de veneno, minha família e as famílias das demais mulheres do grupo, sente orgulho em produzir forma agroecológica, e eu sinto me sinto feliz e mais forte em fazer parte desse grupo”, afirmou Tereza.

 

Já os ciclistas tiveram a oportunidade de saborear os alimentos e a beleza da trilha que percorreram, ressaltando sempre a necessidade da busca pela alimentação saudável e a importância de atividades físicas que proporcionam qualidade de vida. “Eu já passei dos 50 anos e busco viver bem, faço um tratamento contra câncer, mas não me entrego à doença, pedalar para mim é uma terapia muito importante e consumir alimentos saudáveis é uma necessidade que me traz alegria, esse momento de hoje, já me traz frutos, pois tive a oportunidade de conhecer outras pessoas, e o pedal que eu fazia apenas com meu esposo, agora poderei fazer em grupo. Não iremos parar por aqui, esse é apenas o começo de uma vida mais saudável”, disse Socorro Costa, ciclista.

 

Essa é uma das atividades em comemoração aos 30 anos do CAATINGA, que tem como tema: Sem sede, sem fome – CAATINGA há 30 anos Semeando Vida Digna no Semiárido. O próximo evento comemorativo será dia 23 de novembro, na Câmara de Vereadores de Ouricuri, onde será concedida à organização uma moção de aplausos. Já no dia 01 de dezembro, acontecerá o Forró na Feira pela manhã, em Ouricuri, e a noite uma festa no Restaurante Chico Guilherme, também no município, encerrando, assim, as comemorações de 30 anos de caminhada e atuação no Araripe de Pernambuco. E abrindo mais um ano de muito trabalho e luta em prol da agricultura familiar e agroecologia

Compartilhe