CAATINGA receberá Condecoração Paulo Freire, da UFPE

Por suas contribuições à educação, cultura, ciência, tecnologia e por seus trabalhos alinhados ao pensamento de Paulo Freire, o CAATINGA receberá uma condecoração concedida pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela foi aprovada nesta terça-feira (23), pelo Conselho Universitário da instituição, durante sessão extraordinária.

A homenagem será concedida a mais quatro instituições: Centro de Criação Galpão das Artes, Centro de Formação Paulo Freire (CFPF) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Centro de Saúde Alternativa Muribeca (CESAM) e Faculdade Fransinetti do Recife (Fafire). E também a três pessoas físicas: o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo; o cineasta e crítico em cinema, Kleber Mendonça Filho, e a professora do Centro de Educação da UFPE, Maria Eliete Santiago.

A iniciativa faz parte das comemorações do Centenário de Paulo Freire, da UFPE, e as candidaturas foram indicadas por uma comissão de avaliação. Os critérios levados em conta foram os da “contribuição ao desenvolvimento para as áreas de educação, cultura, ciência e tecnologia”, como explica a própria instituição em seu site. E também “de atividades inspiradas em Paulo Freire ou que se aproximam de princípios e valores originários do pensamento freireano”, acrescenta.

Distribuída pelo estado, a Condecoração Paulo Freire contempla, que consiste em um diploma e uma medalha, contempla  o Sertão, Agreste, a Zona da Mata e Região Metropolitana. O CAATINGA foi a candidatura escolhida no território sertanejo e a cerimônia de entrega das medalhas será realizada no mês de dezembro desse ano, com data ainda a ser definida.

 

Compartilhe