Câmara municipal de Ouricuri concede moção de aplausos ao CAATINGA

por Kátia Rejane


Ação do CAATINGA busca há 30 anos o fortalecimento da agricultura familiar no territóriodo Araripe

Na próxima sexta-feira (23), a Câmara de Vereadores do município de Ouricuri concederá ao CAATINGA uma moção de aplausos pelo serviço prestado no município ao longo dos 30 anos de existência. 

A homenagem se dá por ocasião da celebração do aniversário 30 da organização. Fundada no final dos anos 80 por agricultores e agricultoras, técnicos e técnicas, o CAATINGA busca o fortalecimento da agricultura familiar no territóriodo Araripe, através da agroecologia e construção coletiva de conhecimentos para a convivência com o Semiárido. Ao longo dos anos construiu parcerias com diversas organizações e comunidades no território. 

O CAATINGA e seus diversos parceiros vem lutando na crença de que a agroecologia e a convivência com o Semiárido são os caminhos para melhoria de vida das pessoas,  pois essa transformação é relativamente simples, porque não exige grandes investimento, as inovações se dão através da experimentação, valorizando os saberes populares e culturais, utilizando produtos da propriedade, garantindo o protagonismo social e econômico das famílias agricultoras. 

Transformando vidas, quando se transforma a vida de agricultores e agricultoras de Ouricuri, está se transformando a vida de mais de 50% da população do município.

A organização enxerga na moção de aplausos o reconhecimento desse trabalho, que é feito por muitas mãos, é a oportunidade de visibilizar a coletividade e o protagonismo das famílias agricultoras, de enxergar a agricultura familiar por outra ótica, como uma atividade produtiva. O CAATINGA tem contribuído ao longo dos anos com a mudança de olhar para o campo, antes visto como um lugar ruim, de atraso, sem perspectiva de vida.

“Aplaudir o trabalho do CAATINGA é aplaudir o trabalho da agricultura familiar, é enxergar como uma atividade viável, que precisa de apoio, de investimento, e cada vez menos de políticas compensatórias. A agricultura familiar precisa de políticas públicas, precisa do fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), quase extinto, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que o município de Ouricuri executa e tem dado condições das famílias agricultoras acessarem e melhorar suas rendas, precisa ter terra pra produzir, precisa de estruturas para captar e armazenar  água”, afirma Giovanne Xenofonte, Coordenador de Políticas Públicas do CAATINGA.

A solenidade acontecerá a partir das 19h, na casa Rodrigo Castor (Câmara de Vereadores de Ouricuri). A homenagem é uma indicação do vereador Everaldo Valério (PT), e aprovada por unanimidade.

Compartilhe