Voto consciente: 4 iniciativas que visam fortalecer a democracia no meio rural

Por Helena Dias

O voto escolhido acompanha as cidadãs e os cidadãos não apenas no período eleitoral, mas sim durante quatro anos que são justamente tempo de um mandato no executivo ou legislativo. Escolher bem as candidatas e os candidatos é ter consciência das leis e políticas públicas que você quer ver na sua cidade, no seu estado ou país.

No programa Agricultura Familiar em Debate, do CAATINGA, veiculado no último final de semana do mês de outubro deste ano, iniciativas que visam fortalecer o voto consciente da população trouxeram suas contribuições. As ações têm foco no meio rural e no semiárido brasileiro.

As eleições municipais são momentos muito importantes para fazer os debates políticos no âmbito local. Pensando nisso, a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) vem realizando a campanha Agroecologia nas Eleições que se propõe a mapear iniciativas municipais de fortalecimento da expansão de práticas agroecológicas.

A integrante da secretaria executiva da ANA, Flávia Londres, explica que mesmo o Governo Federal e os governos estaduais tendo grande responsabilidade, há muito a ser feito pelas prefeituras das cidades e câmaras municipais.

“Ficamos surpresos com o resultado. Em pouco mais de um mês de campanha, a gente conseguiu identificar mais de setecentos exemplos de políticas e legislações municipais dos mais variados tipos, no Brasil inteiro. Identificamos iniciativas, por exemplo, de prefeituras que apoiam feiras seja com aquisições de barracas incentivando os agricultores ou iniciativas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com participação da agricultura familiar.”, afirma.

Outra iniciativa é a Plataforma do Semiárido Pernambucano. A presidenta do Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), Alexsandra Silva, conta que o documento foi produzido pelas organizações que compõe a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), que “há mais de duas décadas têm dado visibilidade ao potencial da região nordeste”.

“O semiárido é uma região bastante populosa, onde vivem cerca de 27 milhões de pessoas, sendo 12% da população do país e requer um olhar especial e sistêmico dos gestores. Nós dividimos a plataforma por eixos com demandas que foram apontadas a partir da realidade que as organizações perceberam no semiárido junto às famílias agricultoras. São demandas que enxergamos como prioritárias para a melhoria de vida dessa população.”, conta.

Parceria do Centro Sabiá com a Agência de Cooperação Alemã, a MISEREOR, a Caravana pela Democracia e o Voto Consciente tem exibido um espetáculo montado pela Companhia Maravilhas de Teatro chamado “País Brasil”. O espetáculo está sendo exibido em 12 cidades de Pernambuco e tem percorrido o Sertão do Pajeú. De acordo com o coordenador geral do Centro Sabiá, a ação vai percorrer diversas regiões.

“A caravana é uma estratégia de poder comunicar-se com a sociedade e com a população das vilas e dos distritos dos municípios sobre a importância da democracia na vida e na trajetória do nosso país. Sobre a importância da democracia na vida das pessoas. Uma proposta de um espetáculo, uma arte extremamente importante, para a cultura de tantos povos assim como a nossa.”, explica.

No mesmo sentido, foi pensada a Campanha Não Troque Seu Voto, da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA). Com produção intensa de conteúdos sobre o voto consciente para as redes sociais, a iniciativa aposta em uma linguagem politizada e simples para chegar nas populações do campo. Segundo a integrante da coordenação executiva da ASA pela Paraíba, Glória Batista, a ação é a “luta pelo voto consciente”.

“Quem ganha é o empoderamento popular. E nós que trabalhamos com a populações do campo percebemos que quem ganha com o voto consciente é a força, autonomia e capacidade que as famílias agricultoras têm e as organizações da agricultura familiar. Com o voto consciente se fortalece o projeto popular e democrático.”, enfatiza.

Estes e mais outros depoimentos estão disponíveis na íntegra no programa Agricultura Familiar em Debate. Confira: https://bit.ly/progcaatinga31102020

Foto: Caravana pela Democracia e o Voto Consciente/Acervo Centro Sabiá

Compartilhe