O Caatinga
O CAATINGA – Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não-Governamentais Alternativas – é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve ações para a promoção e o fortalecimento da agricultura familiar, e para a garantia dos direitos da população do Semiárido brasileiro. Nossa ação é orientada pela Agroecologia, na perspectiva da convivência com o Semiárido e da Educação Contextualizada.
Atuamos na luta ao Direito à Alimentação, Segurança Alimentar e Economia Familiar, para ampliação da capacidade das famílias agricultoras de estruturar seus sistemas de produção de alimentos livres de venenos, mais resistentes às mudanças climáticas, prevenindo e superando processos de desertificação, e suas organizações de base capazes de incidir em políticas públicas, exigindo seus direitos.
Na luta pelos Direitos das Mulheres e pela Equidade de Gênero para o fortalecimento das mulheres agricultoras e suas organizações representativas para exigir e acessar seus direitos. E para a Cidadania Ambiental e Educação Contextualizada, na mobilização e formação de sujeitos sociais locais e regionais, para atuarem como cidadãos ambientais.


Missão
Semear a agroecologia
para uma vida digna no Semiárido

Terras de Vidas
Desenvolvido em parceria com o Centro Sabiá e apoiado pela Cáritas Alemã, o projeto fortalece o combate às mudanças climáticas, a resiliência e a segurança alimentar de famílias agricultoras do Semiárido pernambucano. As atividades envolvem a implementação de tecnologias sociais inovadoras adaptadas à realidade local e que funcionam juntas – o Sistema de Reúso de Água Cinza (RAC) e os Sistemas Agroflorestais (SAFs); além da assessoria, formação e sensibilização das famílias agricultoras sobre essas tecnologias.


Escolas de Plantas
Em parceria com a Diocese de Freiburg, da Alemanha, o projeto visa implantar o sistema de Reúso de Águas Cinzas (RAC) em cinco escolas rurais de Ouricuri, para reutilização das águas na irrigação de viveiros de mudas de espécies nativas e/ou frutíferas do semiárido no quintal da própria escola. As mudas então podem ser transplantadas a um pequeno pomar escolar e o excedente distribuído à comunidade – trazendo benefícios como frutas, sombra, ou recomposição da mata ciliar de córregos da região.



Mulheres Rurais: Produção, beneficiamento e acesso ao PNAE
Com foco na geração de renda das mulheres camponesas, o projeto financiado pela Fundação Banco do Brasil (FBB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e conta com a parceria do Fórum de Mulheres do Araripe, Rede Araripe e Centro de Produtores Agroecológicos do Araripe (COPAGRO). O projeto replica três tecnologias sociais: o Dessalinizador solar; o sistema de Bioágua Familiar; e a tecnologia de acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Comunidade e Criança
O projeto apoiado pela ActionAid realiza ações de educação contextualizada com mais de 1300 crianças. Nesses tempos de pandemia, as ações têm focado em levar orientações e discussões sobre a importância dos cuidados que cada um e cada uma deve ter. Além da entrega para cada criança de um kit didático de proteção individual, para que eles e elas também entendam a importância de se proteger.



AVACLIM
Com o apoio de Cari, Avaclim é um projeto internacional com ações em quatro continentes, que visa avaliar as experiências agroecológicas nesses territórios a partir de evidências, dados e informações científicas, relacionando-as com a segurança alimentar, meios de vida sustentáveis, a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e a restauração de solos em regiões secas. No Brasil, o CAATINGA realiza o projeto em parceria com as organizações IRPAA, CETRA, Centro Sabiá, PATAC e AS-PTA, além da UFRPE, como líder do consórcio científico em torno do projeto, e outros institutos de pesquisa.


Algodão em Consórcios Agroecológicos
Apoiado pelo Instituto C&A e a Porticus e realizado com parcerias como a Ecoararipe, a Diaconia, e a ong Chapada, o projeto visa o resgate do plantio da cultura do algodão no território do Araripe, agora não mais com o monocultivo do algodão como era realizado, mas o algodão consorciado com outras culturas. Com um triplo enfoque – ambiental, pois o algodão é cultivado com outras espécies para proteção e saúde do solo; econômico, como uma nova fonte de renda para as famílias agricultoras; e social, uma vez que também investe em formações com discussões sobre participação de mulheres e jovens.


PRS CAATINGA
O Projeto Rural Sustentável Caatinga, apoiado pela Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (FBDS), promove a adoção de tecnologias de agricultura de baixa emissão de carbono e para fortalecer a agricultura familiar em quatro municípios: Exu, Moreilândia, Santa Cruz e Santa Filomena. Com assessoria técnica para produção sustentável de alimentos e técnicas de conservação e recuperação de solos.


Barragens dos Algodões Regenerativa
Apoiado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) de Pernambuco, o projeto visa a recuperação de áreas degradadas no entorno da Barragem dos Algodões, em Ouricuri-PE, com sistemas agroflorestais. O projeto pretende recuperar 50 hectares de áreas degradadas ou em processo de degradação e trabalhar diretamente com 100 famílias, que irão implantar sistemas agroflorestais em suas propriedades com o intuito de recuperar a mata próxima a barragem, produzir alimentos e gerar renda.


Assessoria Técnica
O CAATINGA foi selecionado na chamada pública do governo federal, realizada em 2018 através da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER). O projeto presta assessoria a 1.300 famílias agricultoras de seis municípios no território do Araripe, difundindo e construindo conhecimentos em torno da agroecologia, convivência com o Semiárido e produção agroecológica.
Sócios
Antonio Pedro Matias Honório
Sócio Fundador e Honorário

Aluízio Ferreira de Araújo

Edvalda Pereira Torres Matias
Sócia Fundadora

Eneida Maria de Moura Alves
Sócia Fundadora

Felipe Tenório Jalfim
Sócio Fundador Honorário

Francisco de Assis Gomes Teixeira
Sócio Fundador Honorário

Francisco Alexandrino Gomes (in memoriam)
Sócio Fundador

Henrique Gonçalves dos Santos
Sócio Fundador

Hermes Gonçalves Monteiro
Sócio Fundador

Honório Ribeiro Sobrinho (in memoriam)
Sócio Fundador

Joaquim Carvalho de Souza (in memoriam)
Sócio Fundador

Marcelino de Souza Lima
Sócio Fundador e Honorário

Maria Pereira de Sena (in memoriam)
Sócia Fundadora

Mauricio Lins Aroucha
Sócio Fundador

Telma Regina Simões Castello Branco
Sócia Fundadora

Tereza Cristina Lacerda Gomes
Sócia Honorária

Maria Marli de Almeida Romão
Sócia Honorária

José de Anchieta Alves de Queiroz
Sócio Honorário

Ivo Gomes da Silva
Sócio Honorário

Everaldo Valério Teixeira

Francisco Alves da Gama

Hélio Nunes Alencar

Izabel de Jesus Oliveira

João Gomes Teixeira

José Aparecido dos Santos Delmondes

José Pereira de Andrade

Luciano Nunes Gomes

Maria Alves Alencar

Marinelza de Souza Santos

Luciana Mendes da Costa

Maria Valdeci Teixeira de Souza

Vilmar Luiz Lermen

Adelmir Alves da Silva

Maria do Socorro Neto

João Santana Delmondes

Geraldo Rodrigues da Silva

Antonia Fagner Gomes de Souza

Felipe de Jesus Oliveira

Niuma Lopes de Alencar

Adão de Jesus Oliveira

Adeildo Fernandes da Silva

Adevânia Coelho de Alencar Carvalho
Diretoria

Hermes Gonçalves Monteiro
Secretário

Everaldo Valério Teixeira
Vice - Presidente

Francisco Alves da Gama
Presidente

Marinelza de Souza Santos
Tesoureira

Maria Valdeci Teixeira de Souza
Secretária Adjunta
Conselho Fiscal

Henrique Gonçalves dos Santos
1º Conselheiro

Geraldo Rodrigues da Silva
2º Conselheiro

Adão de Jesus Oliveira
3º Conselheiro
Suplentes

Aluízio Ferreira de Araújo
2º Suplente

Adelmir Alves da Silva
3º Suplente

Felipe de Jesus Oliveira
1º Suplente