Artesanato de jovens do sertão figura no ciruito das feiras nacionais e internacionais

O artesanato produzido por jovens do sertão pernambucano está ganhando espaços em feiras e eventos de renome nacional e internacional. Em julho, os produtos confeccionados a partir da madeira, couro, sementes e fibra de bananeira puderam ser vistos e comercializados na XIV Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), Festival de Inverno de Garanhuns e Festa dos Estudantes Triunfenses.

A participação nestes espaços tem fortalecido o trabalho dos grupos formados exclusivamente por jovens rurais do Sertões do Pajeú e Araripe, que encontram no artesanato uma alternativa para a complementação da renda que para a maioria, provém da agricultura.

Este trabalho têm sido possível, graças ao apoio do Projeto Juventude, Arte & Cultura, uma ação realizada pela Ong Caatinga em parceria com as Ongs Diaconia e Centro Sabiá com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Além do despertar para a arte, o projeto está capacitando os jovens para gestão e comercialização do artesanato, e incentivando cada vez mais a formação acadêmica de muitos deles, que hoje estão matriculados em cursos técnicos e de nível superior.

 

Compartilhe