CAATINGA fortalece o uso de tecnologias poupadoras de mão de obra, através do projeto Rural sustentável

Por Kátia Rejane e Ari Vieira

A agricultura familiar sempre foi vista como atividade que exige muito esforço físico, trabalho pesado, até exaustivo e isso certamente não é algo que atrai as pessoas, especialmente as juventudes, principalmente, em tempos de uso de tecnologias, com aplicativos e equipamentos que facilitam a vida das pessoas e torna tudo mais rápido, prático e eficiente.

Porque a agricultura familiar, teria que ser praticada como as gerações passadas praticavam?

Essas indagações estão presentes nas rodas de conversa das famílias agricultoras e a certeza cada vez maior de que para encantar as juventudes e garantir a sucessão rural é necessário inovar na forma de fazer agricultura.

O Caatinga, vem discutindo essas questões internamente e em seus processos de assessoria técnica, recentemente conseguiu adquirir, através da execução do Projeto Rural Sustentável Caatinga (PRS Caatinga), alguns equipamentos, chamados de poupadores da mão de obra, foram 08 Monocultivadores à diesel, 14 plantadeiras/adubadeiras, 14 roçadeiras costais à gasolina, 14 semeadeiras e 14 pulverizadores. 

Equipamentos que estão sendo utilizados na implementação dos Arranjos Produtivos Locais (APL`s) do cultivo de Algodão em Consórcio Agroecológico, bem como em outras atividades dos agroecossistemas familiares, haja vista que são equipamentos de fácil manuseio, de muita eficiência e grande adesão por parte das famílias agricultoras, que estão sendo assessoradas.

Os motocultivadores são potentes e versáteis, podem ser utilizados em diferentes trabalhos, Com os motocultivadores é possível realizar trabalhos pesados e de forma homogênea no campo, aumentando assim a sua produtividade e evitando desperdícios de insumos e tempo. Os trabalhos de manejo de hortas; revolvimento de solo; capina de gramíneas; sulcação de linhas no campo para o plantio. O revolvimento do solo com motocultivadores pode auxiliar a qualidade física e química do solo, tornando o manejo da próxima cultura mais fácil. Aplicar o motocultivador antes da semeadura é benéfico para o desenvolvimento radicular na nova cultura, que receberá ainda micronutrientes presentes em camadas mais profundas do solo.

Benefícios

• Exposição de nutrientes de camadas mais profundas;

• Descompactação do solo;

• Capina dos roçados;

• Incorporação de matéria orgânica no solo.

As roçadeiras são equipamentos agrícolas com funcionalidades de roçar, limpar e cortar a grama, capoeiras, capinzal, entre outros. Sua aplicação principal é justamente a roçada, corte e/ou  simplesmente o aparo de grama. 

A Plantadeira/adubadeira pode ser utilizada para o plantio de diversas culturas, inclusive algumas hortaliças e capins. Além disso, pode ser usada para adubação de cobertura, quando se utilizam adubos minerais ou orgânicos, e para o plantio de duas culturas na mesma linha.

Algumas finalidades 

• Distribuição uniforme de sementes e adubos;

• Fácil regulagem da profundidade e distribuição de adubos e sementes;

• Leve e fácil operação;

• Versátil, uma vez que permite o plantio de vários tipos de sementes e

• Economia de tempo e trabalho. 

 Para o agrônomo Ari Vieira, da equipe técnica do CAATINGA, o uso desses equipamentos pode contribuir muito com o desenvolvimento sustentável do território.

“Acreditamos que o uso dessas tecnologias, poderá encantar as juventudes, pois o uso de implementos agrícolas convencionais: Enxada, roçadeira, matraca e outros, exigem muito esforço físico e dedicação de muitas horas de trabalho, o que  é bastante desestimulador, estamos trabalhando para que mais jovens tenham acesso a esse tipo de tecnologia e assim possam assumir o protagonismo nas propriedades, produzindo alimentos saudáveis e gerando renda” Afirma o agrônomo. 

O projeto PRS Caatinga tem atividades até o final do mês de Maio.

Compartilhe