Pernambuco a caminho da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento

Na próxima semana com a realização da conferência do Agreste Setentrional, em Bom Jardim, dia 08; Pernambuco fecha a primeira etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS) que acontecerá em outubro deste ano, em Brasília. Iniciando a segunda etapa, que são as conferências estaduais, nos dias 3 e 4 de setembro.

A 2ª Conferência é elaborada pelo Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável junto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (CONDRAF/MDA), e tem como objetivo construir o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS) para o país.  O tema abordado é: Brasil com Gente, do Jeito da Gente. “A 2ª Conferência quer discutir sobre qual o jeito, o modelo que a gente quer para este Brasil Rural, porque entendemos que são esses povos que precisam construir esse jeito”, explica Cristina Nascimento, representante da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) na Comissão Organizadora Nacional da 2ª CNDRSS.

O documento preparatório para a 2ª CNDRSS indicou alguns eixos temáticos para encaminhar as discussões nos estados: 1. Desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil rural e fortalecimento da agricultura familiar; 2. Reforma Agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais; 3. Abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida; 4. Gestão e participação social; 5. Autonomia das mulheres rurais; 6. Autonomia e emancipação da juventude rural; 7. Promoção do etnodesenvolvimento.

Da Conferência Estadual, a ser realizada em setembro, espera-se a participação de aproximadamente 260 pessoas, 20 % destinados a delegados e delegadas eleitos/as nas conferências territoriais. Já na nacional deve participar cerca de mil e quinhentas pessoas.

Compartilhe