Caatinga e Instituto Federal realizam o I Módulo de Formação para professores em Educação Contextualizada

“Esse é o caminho mais digno e igualitário para se respeitar a nossa região” essa foi a afirmação de Cecília Balaio, da Secretaria de Educação de Juazeiro – BA, sobre a importância de uma Educação Contextualizada  para a convivência com Semiárido. Diante da necessidade de se trabalhar de forma diferenciada no ensino; cerca de 16 escolas rurais dos Município de Ouricuri, Santa Cruz e Parnamirim se reuniram no Sítio Lagoa do Urubu, nos dias 14 e 15 para a realização do I Módulo de Formação para professores. O objetivo foi capacitar os docentes para trabalharem em sala de aula de uma forma que envolva toda a família e sociedade local aplicando o contexto de vida dos alunos “Eu acho que esse momento significa uma ruptura de um currículo engessado para construir uma escola viva na comunidade”, afirmou Adelson Oliveira, professor do Instituto Federal e um dos facilitadores do encontro. A ação é uma realização do Caatinga, com apoio da ActionAid e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Sertão pernambucano (Campus Ouricuri). O evento foi dividido em dois momentos presenciais, mais dois em sala de aula com acompanhamento técnico. Nesse primeiro momento foi refletida a realidade das escolas e qual o tipo de instituição de ensino que se quer ter, além disso, foi construído um plano de ação para os/as educadores/as. O II Módulo será realizado no próximo semestre, para a avaliação do que foi aplicado em sala de aula.

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