Fetape realiza 9º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em Gravatá

Por Sara Brito (Centro Sabiá)  

Entre os dias 31 de julho e dois de agosto a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) realiza o 9º Congresso Estadual dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (CTTR). Com o lema “Pela força da base, a luta continua e as conquistas acontecem”, o Congresso acontece no Centro de Convenções do Hotel Canariu’s, em Gravatá, Pernambuco.

Cerca de mil trabalhadores e trabalhadoras rurais do Estado estarão reunidos/as durante os três dias de evento para debater as bandeiras de luta do Movimento Sindical Rural.

“O objetivo do Congresso é tanto debater a cojuntura que estamos vivendo, internacional e sobretudo nacional, avaliar as ações e as conquistas do movimento sindical e debater os grandes desafios que nós temos hoje. Conseguimos avançar bastante mas tem muitas conquistas ainda a serem feitas, então precisamos atualizar quais são as frentes de luta que a gente vai ter que empreender na política agrária, na política agrícola, no meio ambiente, na organização da produção, no trabalho com jovens e com mulheres”, diz Doriel Barros, atual presidente da Fetape.

Em preparação para o 9º CTTR, foram realizados três Encontros Regionais, um em cada região do Estado. Os encontros foram um espaço de escuta, onde homens e mulheres de vários municípios avaliaram a atual gestão da Fetape e elaboraram propostas para diretrizes e planos de lutas para orientar os próximos passos do movimento.

“Esse material vai ser debatido no CTTR para que formemos um único documento que seja o referencial do movimento sindical. Os três eventos regionais foram justamente para termos as particularidades de cada região contempladas em um único documento que será finalizado no Congresso”, completa Doriel.

O Congresso também tem a função de eleger a próxima gestão da diretoria da Fetape, para o período de 2014 a 2018. Os delegados e delegadas, retirados dos Encontros Regionais, irão votar para a escolha dos novos diretores.

Compartilhe