12 DE AGOSTO – Dia Nacional de Luta pela Constituinte

Por: Renata Machado (CUT-RS)

 A terça-feira, 12, foi marcada em todo o Brasil como o “12 da Constituinte”, com mais de 70 atos espalhados pelo pais em defesa da reforma política. Os atos antecedem a votação, de 1º a 7 de setembro, quando uma única pergunta será feita em urnas espalhadas pelo Brasil: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”

A proposta de reforma do sistema político discute, entre outras questões, o fim do financiamento empresarial de campanha eleitoral, maior representação de mulheres, indígenas e negros no Congresso e a construção de mecanismos de maior participação popular.

Juventude

Diversos jovens marcaram presença nos eventos e como o 12 de agosto é o Dia Internacional dos Jovens, a simbologia da data foi citada nas falas, já que foi essa juventude que no ano passado saiu às ruas com reivindicações e sonhos de mudança. 

Porém, encontraram um obstáculo: as instituições herdadas da ditadura, como o Congresso Federal e o Sistema Político, mostrando que existe um vácuo imenso entre os representantes dos brasileiros e os representados.

Em todo o Brasil, já existem mais de 800 comitês de organização do plebiscito. Para saber mais, acesse o site da campanha: plebiscitoconstituinte.org.br

Compartilhe