Intercâmbio garante conhecimento em agrofloresta

Ascom Chapada

Com objetivo de trocar experiências nas áreas de agrofloresta, reuso de água com utilização do bioágua e uso da água da cisterna-calçadão na produção de mudas e frutíferas, 15 jovens dos municípios de Araripina, Exú, Granito e Ouricuri visitaram a propriedade de Francisco Gomes Soares, conhecido como Chico Peba.

A atividade foi voltada aos/às estudantes do Escola da Águas que não puderam participar dos primeiros intercâmbios realizados pela ONG CHAPADA e pela ONG CAATINGA. 

Após a visita às atividades produtivas, foi realizada uma rodada de conversa, onde o grupo pôde conhecer um pouco da história de vida de Chico Peba e também da sua comunidade. No depoimento, o agricultor falou das dificuldades enfrentadas na agricultura e sobre a importância dos/as jovens compreenderem, reconhecerem e valorizarem as lutas enfrentada em tempos passados. 

No final foi feita uma rodada de conversa com os/as participantes com a intenção de avaliar a vista que segundo o grupo foi positiva. Para Alexsandra, jovem participante da turma de Exú, o que mais chamou atenção nesse intercâmbio foi o Sistema Agrofloresta, “eu não conhecia e no futuro pretendo implantar uma na minha propriedade” afirma. 

Compartilhe