Pastoral da Juventude do Meio Popular celebra 40 anos de caminhada em Goiânia-GO

                                                                                          Por Carlos Medrado e Kátia Rejane

Com o tema: “Águas e Profecias: Luzes do Meio Popular Gerando Vidas” e lema: “Juventude e seu Protagonismo, Resistência e Liberdade”, a pastoral da juventude do Meio Popular (PJMP), realizou em Goiânia/GO, de 09 a 13 de Julho, seu 5º congresso, reunindo jovens de todos os lugares do Brasil para reafirmar a espiritualidade profética da pastoral que ao longos dos seus 40 anos de existência tem contribuído com a formação de milhares de jovens que vive no campo e na cidade, a fé movida pela vida das diversas juventudes tem construído a resistência e formado homens e mulheres que lutam e acreditam em um mundo mais justo e solidário, como pregou o próprio Jesus. O 5º congresso foi construído de forma coletiva, através de enquetes na internet, onde jovens de todos os lugares do País tiveram acesso para opinar, votar e escolher desde do tema ao hino do congresso.  

A juventude do sertão do Araripe Pernambucano enviou uma caravana com 13 jovens dos municípios de Ouricuri, Moreilândia e Ipubi, que representam a Diocese de Salgueiro, O Padre Luciano Lima, que quando jovem militou na pastoral e como padre apoia o trabalho e estimula a participação e divulgação da PJMP, cumpriu um papel de articulação fundamental para essa participação.


 Na foto Padre Luciano Lima (Centro), ladeado da delegação da Diocese de Salgueiro

O congresso contou com uma programação variada com plenárias temáticas e diversas oficinas, com temas do cotidiano das juventudes, e teve como objetivo formar e acolher jovens que chegam a PJMP e fortalecer os que já estão a mais tempo na caminhada, proporcionando a troca de experiencias e construindo de forma coletiva o saber popular.

Com muita fé, ternura e resistência, o 5º Congresso, fez memória e celebrou os 40 anos de caminhada da PJMP, que “nasceu em 1978 no Recife (PE), carregando na história do seu surgimento as sementes jogadas pela Juventude Operária Católica (JOC) destruída pela ditadura com o golpe civil-militar de 1964. Um acontecimento marcante do seu nascimento foi o Encontro realizado em 09 de julho de 1978, reunindo animadores dos grupos de jovens do Meio Popular do Recife, remanescentes da JOC”, a missa presidida pelo bispo auxiliar de Goiânia (GO), Dom Moacir Silva Arantes, e concelebrada por vários padres e frades, marcou esse momento de luta e resistência no meio popular e trouxe a necessidade da profecia nos dias de hoje.  

“Ser profeta da PJMP não é fácil, é um desafio muito grande. A transformação começa quando estamos engajados no movimento”, destacou o participante Edvaldo do estado de Pernambuco.

O congresso faz parte do julho das juventudes que reúne eventos direcionados as diferentes expressões juvenis da Igreja no Brasil. Cada encontro trabalha a partir de seu carisma, mas todos em comunhão por meio do projeto de evangelização proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Compartilhe