Solenidade do Projeto Venda Certa II reúne parceiros da Rede Araripe
Aconteceu nesta quinta feira (27), no auditório do CAATINGA, o ato de solenização do projeto Venda Certa II Ecoforte.
O projeto de fortalecimento da Rede de Agricultoras e Agricultores Experimentadores/as do Araripe (Rede Araripe) tem o apoio da Fundação Banco do Brasil (FBB) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O projeto Ecoforte irá apoiar 12 grupos produtivos no Araripe, apoio para produção e no acesso ao mercado, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar ( PNAE) e canais de comercialização solidários (Feiras agroecológicas e Vendas comunitárias).
o evento de solenização contou com a presença de 50 pessoas, entre agricultores, agricultoras, da Rede Araripe), parceiros locais, o gerente geral do Banco do Brasil local, Amilton Tremanti, o prefeito do municípiode Ouricuri Ricardo Ramos e os secretários de agricultura de Ouricuri e Granito.
O sentimento da necessidade de unir, dar as mãos no fortalecimento da agricultura familiar foi o mote que uniu as diversas falas. “Precisamos motivar, propagar e visibilizar a importância da produção das famílias agricultoras e isso fazemos melhor se fizermos juntos, em parceria”, afirmou o prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos.
As famílias agricultoras reforçaram a necessidade de fortalecimento das organizações dos agricultores e agricultoras. “ As organizações nascem da necessidade do povo, por isso são tão importantes e legitimas e precisam ser fortalecidas, como a Rede Araripe”, disse Silvanete Lermen, da Rede Araripe.
Para o Gerente do Banco do Brasil, agência Ouricuri, há um desafio muito grande que é do anuncio, da divulgação da grandiosa colaboração que a agroecologia dar ao planeta, a uma forma de vida mais saudável. “Precisamos dialogar com ciclistas, atletas, igrejas para que saibam que tem agricultores e agricultoras produzindo alimentos de qualidade, saudáveis e para que venham fortalecer esse movimento, nós do Banco do Brasil estamos a inteira disposição para contribuir nesse processo”, afirma Amilton.
As atividade do projeto já iniciaram com reuniões em feiras agroecológicas e grupos que serão acompanhados na segunda fase do projeto. As atividades serão realizadas pelo CAATINGA em parceria com a Ong CHAPADA e a Rede Araripe.