II Passeio Ciclístico do CAATINGA tem inscrições abertas e debate qualidade de vida no campo e na cidade

por Assessoria de Comunicação do CAATINGA

Estão abertas as inscrições para o II Passeio Ciclístico – Vida Saudável no Campo e na Cidade promovido pela organização CAATINGA. A ação, iniciada ano passado, tem por objetivo a aproximação entre o público do campo e da cidade de Ouricuri, no Sertão do Araripe de Pernambuco, onde fica a sede da instituição centro, e a conscientização sobre o papel da agricultura familiar. O passeio irá ocorrer dia 20 de outubro, a partir das 7h e irá percorrer 14km da cidade a zona rural. Não há restrição de idade.

Os ciclistas irão se concentrar em frente à sede do CAATINGA, localizada na Avenida Engenheiro Camacho, Renascença, em Ouricuri. Logo depois, serão percorridas as principais avenidas da cidade, como a Avenida Fernando Bezerra e Avenida Antônio Pedro da Silva. O passeio ciclístico será finalizado no sítio Piau, onde vai ser oferecido um Café da Manhã Agroecológico na casa de uma família agricultora.

De acordo com Giovanne Xenofonte, coordenador de comunicação e mobilização do CAATINGA, um dos focos do projeto é fazer com que as pessoas tenham mais acesso à agricultura familiar como uma forma saudável e sustentável de comprar e consumir alimentos. “A gente acha que a nossa ação, junto às famílias agricultoras do semiárido, nessa perspectiva da convivência, da agroecologia, da produção de alimentos saudáveis, ainda é pouco entendida e compreendida pelas pessoas que vivem na cidade”, considera. “Quando chegarmos na casa da família agricultora, ao final do percurso, será um momento de interação entre todas as pessoas participantes, que também conhecerão mais sobre a produção dos alimentos na comunidade, a produção sem agrotóxico e onde comercializam”, conta.

Com o passeio, o CAATINGA também pretende divulgar o trabalho em defesa da agricultura familiar e da população do Semiárido, a fim de mobilizar mais pessoas e apoiadores para fortalecimento da ação. “Ao mesmo tempo em que a gente realiza o passeio, a gente vai conversando sobre a perspectiva da convivência com o Semiárido, da agroecologia, da produção de alimentos”, pontua Giovanne.

Para se inscrever no passeio, basta ir a um dos locais de inscrição entre os dias 16 de setembro e 18 de outubro, e efetuar o pagamento de R$50, que será revertido em um Kit de participação a cada pessoa inscrita, com uma camisa do evento, um muda de uma planta do bioma caatinga e ainda dá direito ao café da manhã agroecológico.

“A ideia é transformar essa data [do passeio ciclístico] em um momento de celebração”, disse Giovanne sobre a possibilidade de um terceiro passeio em 2020. “Queremos que, ao final do passeio, as pessoas saiam mais conscientes do papel da agricultura familiar no nosso território, da importância que ela tem na produção de alimentos agroecológicos. A gente acha que a agricultura precisa de muito apoio, principalmente das políticas públicas, mas uma pessoa pode apoiar a agricultura familiar consumindo o produto dela”, explicou. 

II PASSEIO CICLÍSTICO DO CAATINGA – Vida Saudável no Campo e na Cidade

Dia: 20 de Outubro de 2019.

A partir das 7h, com saída da sede do CAATINGA, em Ouricuri/PE.

Inscrições:16 de setembro à 18 de outubro, (quem se inscrever até dia 11 de outubro terá a camisa de acordo com seu tamanho).

Locais de inscrições:

– CAATINGA

Avenida Engenheiro Camacho, 475, bairro Renascença /Ouricuri -PE;

– Empório Kaeth

Avenida Fernando Bezerra, 1445, centro, próximo ao Fórum eleitoral.

Kit de participação: 01 camisa de ciclista, 01 muda de planta e Café da Manhã Agroecológico na comunidade.

Valor da inscrição: R$ 50,00

Compartilhe