Crianças celebram a consciência negra em ações de educação contextualizada

                                                                                   Fotos e informações: Iris Maria/ CAATINGA

A escola Manoel Delmondes, povoado do Videu, município de Ouricuri, trabalhou durante o mês de novembro, o tema de combate ao racismo, marcando o “Novembro Negro”,  e na última sexta feira (29), realizou um momento com toda a escola, onde as turmas apresentaram através de poesias,  parodias, vídeos e músicas os conteúdos que foram trabalhados. A escola se sentiu estimulada a trabalhar o tema a partir das atividades que o CAATINGA realizou no semestre passado, onde crianças e adolescentes que participam do projeto comunidade e criança no sistema de vínculos solidários, em parceria com ActionAd, colocaram as diversas situações de racismo.

A escola percebeu que precisava discutir mais o tema, promovendo uma reflexão mais profunda e isso levaria tempo para além do dia da consciência negra, celebrado no último 20 de novembro, mas precisaria ser trabalhado dentro dos conteúdos programáticos durante todo o mês, assim montou um cronograma. 

Para Iris Maria da equipe técnica do CAATINGA, que acompanhou o trabalho na escola, foi muito proveitoso . “ O racismo é crime e as crianças e adolescentes da Escola Manoel Delmondes disseram isso de diversas formas, elas se envolveram demais com o tema. Foi emocionante o momento”,  afirma Iris. Na oportunidade aconteceu á entrega de medalhas aos/as atletas vencedores interclasse e do atletismo promovido pela gestão municipal na sede do município.

Compartilhe