Dia Nacional do Forró é comemorado no dia 13 de dezembro

 O dia que se comemora o aniversário do Pernambucano do século XX,  o forrozeiro Luiz Gonzaga do Nascimento, ícone da cultura popular nordestina, é também o dia nacional do forró. 

Milhares de eventos são realizados em todo o Brasil, e no sertão do Araripe Pernambucano, território de Gonzaga há uma vasta programação, especialmente no município de Exu, com programação no campo ( fazenda Araripe) e na cidade ( Parque aza Branca). 

Nós que militamos na agroecologia, que valoriza os saberes populares, as expressões culturais do povo e especial do povo do semiárido, nos alegramos por celebrar esse dia de resistências e nos somamos a diversidade de artistas: forrozeiros, forrozeiras, poetisas, poetas e todas as pessoas admiraram essa forma de expressão cultural. 

Trazemos aqui registros de um projeto que durante todo o ano de 2019 executamos nas escolas públicas de Ouricuri, Bodocó, Santa cruz, Santa Filomena e Trindade, e podemos contribuir com o fortalecimento dessa arte tão viva e importante para o povo do semiárido. 

O projeto Jovem Poeta Aprendiz levou para as escolas públicas a literatura de cordel como ferramenta de sistematização das comunidades, o forró como forma de resistência, fortalecimento e expressão da labuta e das alegrias dos diversos povos do campo e da cidade. 

 

Chegamos ao final de mais um ano, no dia do forró com a alegria de saber que muitas crianças e adolescentes aprenderam a técnica e está execitando a sensibilidade de escrever suas lutas e labutas em forma de cordel, registrando esse tempo histórico que vivemos.

 

Agradecemos as escolas que abraçaram esse projeto as comunidades que participaram das pesquisas, dos eventos e incentivaram educandos e educadas a se permitir apaixonar-se por essa arte, agradecemos ao Fundo de Cultura de Pernambuco (Funcultura), através da  Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Aos mestres cordelistas que se envolveram no projeto, aos forrozeiros e forrozeiras que prestigiam esse trabalho, ao rei do Baião Luiz Gonzaga do Nascimento que se eternizou em sua obra.

Viva  o Gonzagão !

Compartilhe