Encontro Saberes da Caatinga reúne conhecimento popular e ancestral no Araripe

Paulo Pedro de Carvalho*

 

O IV Encontro de Saberes da Caatinga, realizado pela Rede Araripe e colaboração de um conjunto crescente de pessoas e instituições, aconteceu entre os dias no período 17 a 26 de janeiro. Foi na Serra do Araripe, Exu/PE, local de realização, que se reafirmou e consolidou esse processo autônomo e cheio de significados e resultados. Que busca conhecer, construir e trocar conhecimentos ancestrais e tradicionais, com um patrimônio a serviço da saúde e do bem viver entre as pessoas e todas formas de vida.  

O encontro reúne pessoas de todo Araripe (PE, CE E PI), mas também de diversos outros estados e biomas do Brasil, e, inclusive, de outros países. É uma vivência de muita solidariedade, gratidão, colaboração, trocas de energias, saberes e cuidados. Na avaliação geral, o sentimento é que o processo vem crescendo a cada ano em número de participantes e atividades realizadas no pré-encontro (sete dias de oficinas) e nos três dias finais de encontro dos protagonistas – Raizeiros/as, Benzedeiras/es e Parteiras, assim como toda parte cultural e lazer, especialmente realiza nas noites, dentro do mesmo espírito e lógica do processo – promoção da “cura” no sentido amplo da palavra.

Em consulta a todos e todas envolvidos neste IV Encontro, ficou definido a realização do V Encontro em Ouricuri, na sede Rural do CAATINGA, no sítio Lagoa do Urubu, Fazenda Urtigas, em janeiro/2020. Fazendo parte de um entendimento coletivo de realização itinerante do processo dentro do espaço geográfico da região Araripe.

*Paulo Pedro é coordenador geral do CAATINGA.

Compartilhe