MPA realiza seminário e promove troca de experiências

                                                                                Por Kátia Rejane

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), realizou um Seminário de Planejamento Estratégico, no último dia 29, na sede rural do CAATINGA, no Sítio Lagoa do Urubu, Ouricuri/PE.

Dentro do evento foi reservada uma tarde de partilha de saberes e experiências onde organizações como Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), partilhou de sua  vivência em reaproveitamento de água servida, através das experiências do agricultor Iranildo Cavalcante, do sítio Cal, município de Ouricuri e de Givoneide Souza, jovem agricultora do município de Bodocó. Ambos demonstraram muita alegria em partilhar conhecimento com outras famílias agricultoras do MPA e de suas respectivas comunidades. 

 

O CAATINGA partilhou de sua experiência em sistemas de Reúso de Água Cinza (RAC), aliado aos Sistemas Agroflorestais (SAFs), uma combinação que vem fortalecendo os quintais produtivos no Araripe. São duas tecnologias sociais que garantem uma boa produção de alimentos, especialmente para os animais, que reaproveita a água que ficaria exposta a céu aberto e ao mesmo tempo contribui com a redução dos efeitos das mudanças climáticas.

Para a Técnica de campo do CAATINGA, Aline Honório a experiência superou as expectativas. “É bom ouvir das famílias agricultoras o sentimento delas em relação as tecnologias e formações que participam e durante o seminário percebemos o quanto essas famílias estão energizadas e motivadas a partilhar com outras pessoas as experiências agroecológicas”, afirma.

 

O MPA tem sido um parceiro de muitas lutas no território do Araripe e em todo o País, pois tem levantado algumas bandeiras que para as organizações do campo da convivência com o Semiárido e da agroecologia são muito importantes, como a garantia de direitos a trabalhadoras e trabalhadores do campo como direito à terra, à água, à habitação, à aposentadoria, a alimentos limpos e saudáveis. Essas têm sido algumas das muitas lutas que o MPA tem encampado junto as demais organizações da sociedade civil.

Compartilhe