Chegada das chuvas traz fartura de mel ao Sertão do Araripe

Depois de alguns anos de estiagem prolongada, as chuvas voltam com força ao Sertão do Araripe, trazendo a agricultoras e agricultores a esperança de uma boa safra. No município de Santa Filomena, as famílias agricultoras já colhem alguns produtos, como o mel. Em algumas comunidades como Tabuleiro e Minador, apicultores já fizeram a extração de uma boa quantidade de mel, o desafio é a comercialização. ” Agora é conseguir comercializar o produto por um preço justo, pois o mel como os demais produtos da agricultura familiar quando tem em quantidade o preço fica muito baixo e não compensa vender, mas vamos buscar mercado, vamos atrás de comercializar sem prejuízos”, conta o agricultor Cícero Barros. 

Agricultores da associação do Minador e Tabuleiro - Santa Filomena/PE

O mel além de ser um adoçante natural, é um alimento  cheio de benefícios porque conta com ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos e assim proteger contra doenças, é muito utilizado  pelas raizeiras, benzederias e mulheres do Sertão para fazer lambedor (a mistura do mel com algumas plantas medicinais), no combate a gripes.  

O mel conta em sua composição com a presença de potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto, cobre e alguns outros minerais. Entre esses nutrientes, o potássio é o que está mais presente e é interessante para o equilíbrio da pressão arterial. Além da ação antioxidante e prebiótica, esta última modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos. Por ser rico em carboidratos e açúcar, ele é ótima fonte de energia.

Mesmo com tantos benefícios o mel ainda é um alimento pouco ingerido pela população, as pessoas ainda conhecem pouco sobre seus benefícios ou não existe um estímulo mais efetivo do consumo desse alimento. Seria um alimento interessante de ter na alimentação das crianças, inclusive na alimentação escolar.

Compartilhe