Organizações e movimentos sociais propõem política de enfrentamento à pandemia com apoio à agricultura familiar no combate à fome

por ASA Brasil

Organizações, articulações, redes, comissões, conselhos, fóruns, pastorais e movimentos sociais de Pernambuco vêm acompanhando com muita atenção e preocupação o avanço da COVID-19 na população em Pernambuco. Diante desse contexto, nesta segunda-feira (30) foi enviado uma carta aberta para parlamentares estaduais e federais, propondo como parte da política de enfrentamento à Pandemia da COVID-19 o remanejamento das Emendas Parlamentares de seus mandatos para apoiar as iniciativas do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e para Doação Simultânea às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional, que são atendidas pelas ações dos movimentos sociais, pastorais sociais, ONGs e pela rede SUAS. 

A carta aponta a necessidade de recursos para área da saúde, mas que é necessário levar em consideração a crise econômica no Brasil e em Pernambuco, e o endurecimento das políticas de austeridade impostas nos últimos anos. Esse processo levou, por exemplo, aos cortes de recursos nos programas e políticas públicas da área social e ao congelamento de investimentos na seguridade social e na legislação trabalhista, com a aprovação da Emenda Constitucional 95. Medidas como essas estão agravando negativamente a vida das pessoas com maior vulnerabilidade socioeconômica, aumentando a cada dia o número de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza.  

Leia a carta completa.

Compartilhe