O Dia da Desertificação e Seca de 2020 se concentrará nas ligações entre consumo e terra

O Dia da Desertificação e Seca, é um dia de observância das Nações Unidas realizado em 17 de junho de cada ano, se concentrará em 2020 na mudança de atitudes públicas em relação ao principal fator de desertificação e degradação da terra: a produção e o consumo incansáveis ​​da humanidade.

À medida que as populações se tornam maiores, mais ricas e mais urbanas, há uma demanda muito maior por terras para fornecer alimentos, ração animal e fibras para roupas. Enquanto isso, a saúde e a produtividade das terras aráveis ​​existentes estão em declínio, agravadas pelas mudanças climáticas.

Para ter terra produtiva suficiente para atender às demandas de dez bilhões de pessoas até 2050, os estilos de vida precisam mudar. Dia da Desertificação e Seca, sob o lema “Comida. Alimentação. Fibra.” procura educar as pessoas sobre como reduzir seu impacto pessoal.

Alimentos, rações e fibras também devem competir com as cidades em expansão e a indústria de combustíveis. O resultado final é que a terra está sendo convertida e degradada a taxas insustentáveis, prejudicando a produção, os ecossistemas e a biodiversidade.

“Se continuarmos produzindo e consumindo como de costume, consumiremos a capacidade do planeta de sustentar a vida até que não restar nada além de restos. Todos nós precisamos fazer melhores escolhas sobre o que comemos e o que vestimos para ajudar a proteger e restaurar a terra. ”

– Ibrahim Thiaw, Secretário Executivo da Convenção da ONU para Combater a Desertificação

  • Hoje, mais de dois bilhões de hectares de terras anteriormente produtivas estão degradados
  • Mais de 70% dos ecossistemas naturais foram transformados. Em 2050, isso poderá atingir 90%
  • Até 2030, a produção de alimentos exigirá 300 milhões de hectares adicionais de terra
  • Em 2030, a indústria da moda deverá usar 35% a mais de terra – mais de 115 milhões de hectares, equivalente ao tamanho da Colômbia

Alimentos, rações e fibras também estão contribuindo para as mudanças climáticas, com cerca de um quarto das emissões de gases de efeito estufa provenientes da agricultura, silvicultura e outros usos da terra. A produção de roupas e calçados causa 8% das emissões globais de gases de efeito estufa, número que deverá aumentar quase 50% até 2030.

Com a urbanização, muitos de nós se distanciaram da terra. “Alimento. Alimento. Fibra” são essenciais para a nossa vida diária, e a maioria deles é originária do solo. No entanto, neste mundo digital, tudo o que foi mencionado acima pode ser facilmente comprado nas lojas, e nós, humanos, principalmente desconsideramos os benefícios dados pelas árvores e pela natureza. No Dia da Desertificação e Seca, esperamos fazer as pessoas entenderem melhor os vínculos reais entre o que compram e os danos causados ​​à Terra.

– Chong-Ho Park, Ministro, Serviço Florestal da Coréia

Com as mudanças no comportamento corporativo e do consumidor e a adoção de um planejamento mais eficiente e práticas sustentáveis, poderia haver terra suficiente para atender à demanda. Se todo consumidor comprasse produtos que não degradam a terra, os fornecedores reduziriam o fluxo desses produtos e enviariam um sinal poderoso aos produtores e formuladores de políticas.

Mudanças na dieta e nos comportamentos – como cortar o desperdício de alimentos, comprar nos mercados locais e trocar de roupa em vez de sempre comprar novos – podem liberar terra para outros usos e reduzir as emissões de carbono. Somente a mudança na dieta pode liberar entre 80 e 240 milhões de hectares de terra.

Sobre o Dia da Desertificação e Seca

O Dia da Desertificação e Seca – até este ano conhecido como Dia Mundial de Combate à Desertificação e Seca – é observado todos os anos para promover a conscientização pública dos esforços internacionais para combater a desertificação. O dia é um momento único para lembrar a todos que a neutralidade da degradação do solo é alcançável através da solução de problemas, forte envolvimento da comunidade e cooperação em todos os níveis.

O tema para 2020 foi baseado em um concurso aberto ao públicoIrfan Miswari venceu com sua sugestão do impacto da indústria da moda em terra e água na província de Java Ocidental da Indonésia. Aqui, na área propensa à seca durante a estação seca, mais de cem empresas de tecidos e roupas usam mais de 2 500 litros de água – principalmente para o cultivo de algodão – para produzir uma camiseta.

Para descobrir como organizar um evento do Dia da Desertificação e Seca ou aprender o que você pode fazer para ajudar a evitar a degradação e a desertificação da terra, visite esta página nas próximas semanas e faça o download dos materiais da campanha. Envie seu evento com fotos para DDD2020@unccd.int e nós o apresentaremos em nosso site!

 

Informações:https://www.unccd.int/actions17-june-desertification-and-drought-day/2020-desertification-and-drought-day

Você também pode acompanhar a campanha nas mídias sociais:

#DesertificationAndDroughtDay

#FoodFeedFibre 

 

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