Médico Naturalista Celerino Carriconde dá dicas para fortalecer a imunidade por meio de bons hábitos alimentares

Por Helena Dias

 

Até o momento, após sete meses de pandemia, não há comprovações de que alimentos e remédios caseiros possam prevenir o contágio pela Covid-19 ou curar aquelas e aqueles que estão acometidos pela doença. No ramo dos fármacos, o assunto não é diferente, remédios não previnem o contágio, mas servem como tratamentos que apresentam resultados de acordo com a resposta de cada organismo. O que sabemos é que bons hábitos de vida e alimentares podem sim auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico.

Diante disso, muitas pessoas têm se perguntado sobre os cuidados de prevenção para além do distanciamento social, as medidas de limpeza e higiene pessoal e o uso de máscaras. Notícias falsas, as fake news, se espalham pelas redes sociais e a informação de qualidade se faz ainda mais necessária. O médico naturalista, Celerino Carriconde, deu entrevista ao nosso programa de rádio do último sábado (12), Agricultura Familiar em Debate, e trouxe orientações sobre as principais mudanças a serem feitas na rotina. Celerino também integra o Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP).

O programa é transmitido aos sábados, no horário das 7h, na Rádio Voluntários da Pátria FM 100.9 Ouricuri/PE. Confira as dicas de Celerino Carriconde:

 

Plano de saúde

“Uma das coisas fundamentais de se aprender é que não é o dinheiro que você gasta com plano de doença que vai garantir a sua saúde. O seu plano de saúde é você saber o que é comer. Produtos naturais, orgânicos sem agrotóxicos e sem venenos tem muito mais nutrientes. Tem mais sais minerais, vitaminas e enzimas do que qualquer outro alimento processado.”

 

Carnes e ovos

“Carne de boi não é bom para a saúde. Ela acidifica demais o corpo e você vai abrir caminho para ter câncer. Os índices de câncer no Brasil são impressionantes e um dos grandes inimigos é realmente a carne de gado. Agora, uma carne de galinha caipira também tem problema, dá muita salmonelose, muito perigoso. O ovo da galinha de granja, cuidado! Faça ele bem cozinhado.”

 

Leite industrializado

“O cálcio se reduz quando você faz a pasteurização a 150 °C, vai lá para baixo. Acaba com a imunidade da pessoa. Outra coisa é que essa pasteurização aumenta a incidência de câncer e está provado cientificamente. O leite está fora da pirâmide alimentar. Tem muito mais cálcio nas verduras quando você põe limão e também no tahine. A chia, o gergelim e o tahine são espetaculares, são riquíssimos em cálcio. O pessoal diz “Ah, tem que comer queijo porque tem cálcio.”. Tem muito mais cálcio no tahine do que no queijo de vaca. O queijo de cabra tudo bem, cabra que não come ração. Também é importante no Sertão usar mais o leite e o queijo de cabra. Em vez de usar coalhada, use a kombucha que é um probiótico excelente para aumentar a sua imunidade também.”

 

Fortalecedores da imunidade

“Alho e cebola são primos irmãos. Se for comer cru, não pode misturar um com o outro. Eu como alho três vezes por dia, minha pressão é normal e eu não pego infecção, não sei o que é ter um resfriado. Cebola também e eu tenho uma dica para vocês: parta uma cebola e coloque no canto do quarto, ela vai captar os vírus que não prestam. A cúrcuma e o gengibre são espetaculares. A geleia real é um excelente alimento para aumentar a sua imunidade. Para pacientes que estão com câncer eu prescrevo geleia real e dá até para combater tumor de próstata. É riquíssimo em proteínas e tudo o que você precisa está no pólen também. E açúcar nem pensar, melhor mel de abelha! Adoça o café com mel de abelha. Mel até pra o diabético pode usar uma colher por dia, porque tem baixo índice glicêmico do que a macaxeira.”

LEIA TAMBÉM: Alimentação adequada e organismo saudável ajudam no combate de doenças como o Coronavírus

Grãos, cereais, raízes e tubérculos

“Feijões sem ser o preto, grão de bico, lentilha, o feijão verde, o feijão macaçar também são bons. As raízes e tubérculos são boa coisa, mas tem que comer batata com casca para evitar os gases. Agora, macaxeira não pode para quem é diabético porque tem alto índice glicêmico. Em vez de comer pão, esqueça o pão. O trigo é transgênico e não tem nada de trigo orgânico. O pão integral é pura piada. Quer comer macarrão? Macarrão de arroz. Quer cuscuz? Cuscuz de arroz. Cuscuz é muito bom, mas tem que ser o orgânico. Melhor e mais saudável.”

Aspecto emocional e mental

“O medo mata. Pessoa que tem que ter coragem e acreditar. Nem oito e nem oitenta, mas também não ser exagerado com aquela neurose que vai morrer. A morte começa no pensamento. Medo mata.

Água

“A água tem que ser alcalina. Não use água de Compesa, por favor. Tem o flúor, um montão de alumínio, cloro e outras coisas mais. Use água mineral, mas colocando no filtro de barro para virar PH 7. PH 7 evita as viroses. É muito importante a água.”

Respiração, exercício físico e sono

“Gente, quando você se está nervoso, você não respira e não oxigena. Respire profundo, procure fazer exercícios que é fundamental. Sedentarismo mata! Procure caminhar, oxigenar o seu cérebro para você poder ter até mais saúde. Tendo pouco oxigênio no corpo da gente como é que fica? Outra coisa que é importante é sono da gente. Entre nove e dez horas o corpo produz melatonina. Você tem que dormir cedo e acordar cedo, porque você produz melatonina para a sua imunidade. Quarto bem escuro, sem celular e sem televisão no quarto. Sem tão pouco computador, porque é doença quântica. Outra coisa é que quando for caminhar é pra procurar pensar em coisas boas, você procurar uma música suave. Porque isso também aumenta a sua imunidade. Uma música suave te relaxa e você fica saudável.”

 

Foto desta matéria: Divulgação

Compartilhe