Saiba como preparar o solo e as sementes para o plantio

Por Helena Dias

A época das chuvas que vai de novembro a fevereiro já chegou e as famílias agricultoras estão se preparando para o plantio. Foi neste sentido que o CAATINGA produziu o programa Agricultura Familiar em Debate do último final de semana, 28 e 29 de novembro, com o tema “Boas práticas para preparação da terra e das sementes”. Foram ouvidos agricultores e agricultoras familiares sobre a forma como eles e elas cuidam da mãe terra para garantir a alimentação saudável e a produção.

É da terra que vem o alimento das populações do campo e da cidade, por isso a importância das boas práticas. O coordenador geral do CAATINGA, Paulo Pedro Carvalho, chama a terra como “mãe de todas as mães” e atenção para o quanto ela anda sem cuidado por com das queimadas que ocorreram tanto no cerrado como na região amazônica neste ano de 2020.

Paulo explica que o mais importante para cuidar desta fonte de vida e alimentos é não desmatar e, principalmente, evitar antigas práticas que causam males ao solo. “As queimadas devem ser abolidas totalmente do preparo da terra para a agricultura. Não usar também os venenos, porque são venenos como o nome já está dizendo. Eles matam a vida da terra, poluem os alimentos e terminam provocando doenças nas pessoas”, afirma.

O agricultor do Sítio Piau, Antônio Marcos Rodrigues, também chamou atenção para os malefícios das queimadas que acabam tirando “a matéria orgânica que tem no solo e vai deixando o solo pobre em nutrientes”. Ele fala que depois das queimadas os solos não conseguem ter produções de boa qualidade.

“Precisamos usar a terra de uma forma que não prejudique ela, usando matéria orgânica no solo. Se puder também, usar esterco e ter diversidade de plantas. Isso também é importante, então não devemos focar na questão da monocultura, mas sim na questão consorciada. Eu como trabalho com horta orgânica eu tenho num pequeno espaço e uma variedade de plantas”, conta Marcos.

Para ficar pronta para o plantio, a terra precisa de vários nutrientes como o fósforo, nitrogênio, potássio, cálcio, magnésio e enxofre. Estes, junto com a água, ajudam o solo a dar boas produções. Marcos dá a dica de que o cálcio pode ser encontrado nas cinzas da madeira, algo bem acessível para quem tem fogão à lenha, por exemplo.

O jovem agricultor experimentador do Sítio Lagoa Comprida, Guilherme Delmondes, também fala sobre a necessidade de garantir os nutrientes necessários para um solo fértil. Ele diz que “o primeiro passo é colocar esterco” e a utilização da tração animal em vez da tração mecânica faz toda a diferença. Sua dica é deixar a palhada da última produção em cima do roçado para proteger e alimentar a terra. Ele atenta para a questão das sementes.

“Algo muito importante quando se fala em plantio é a questão da semente. É importante você guardar ela porque é um bem muito precioso. Guardar bem guardada para que você possa usar 100% da sua produtividade. Você pode usar uma garrafa pet, algo muito fácil de encontrar e é uma forma de armazenar as sementes muito interessante. Ela vai ficar bem protegida”, enfatiza.

Para ouvir essas dicas na íntegra e outros depoimentos bastante ricos sobre boas práticas de preparação da terra e das sementes, você pode ouvir o programa Agricultura Familiar em Debate: https://bit.ly/progcaatinga28112020

Informações de qualidade, música e poesia no Sertão do Araripe.

Compartilhe