CAATINGA e conselhos municipais pautam alimentação escolar com prefeitura de Ouricuri

Por Jane Lopes

 

Na manhã da última segunda-feira (15), o CAATINGA junto com os conselhos de Alimentação Escolar e Desenvolvimento Sustentável de Ouricuri se reuniram com o prefeito do município, Ricardo Ramos. A pauta do encontro foi o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com foco na construção de estratégias que fortaleçam a imunidade dos(as) estudantes das redes municipais de ensino e fomentem a geração de renda da agricultura familiar.

 

Na Lei nº 11.947/2009, está previsto que no mínimo 30% do valor repassado anualmente pelo PNAE deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, mas em tempos de pandemia não é o que tem acontecido em muitas cidades do interior do estado. Durante a conversa, Ricardo Ramos lembrou que nas eleições de 2020 se comprometeu não só a cumprir a porcentagem, mas sim aumentá-la. “Prometi na campanha aumentar a compra da agricultura familiar para 50% e, se Deus quiser, vou cumprir”, afirmou o prefeito.

 

O CAATINGA e os conselhos apresentaram propostas para compor o programa Ouricuri Produtivo, que será lançado em breve pela gestão municipal. Como a situação da pandemia se agravando, a perspectiva para 2021 é investir na produção de alimentos da agricultura familiar não perecíveis, já que a maior dificuldade enfrentada no ano passado foi com a conservação dos alimentos para a entrega de kits de alimentação escolar às famílias dos(as) estudantes.

 

Inseridas nas propostas estão listas de produtos apontados como boas possibilidades de compra que serão analisadas pela prefeitura ouricuriense junto a nutricionistas. Após esse momento, uma chamada pública deve ser iniciada. Estavam presentes na reunião a coordenadora do Programa Político Pedagógico do CAATINGA, Lana Fernandes, a presidenta do Conselho de Alimentação Escolar de Ouricuri, Maria de Agustinha e a coordenadora do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, Jane Lopes.

Edição: Helena Dias

Compartilhe