CAATINGA lança estudo e cartilha “ATER Remota no contexto da pandemia da Covid-19”

Como resultado de pesquisa desenvolvida em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o CAATINGA lançou na tarde desta segunda-feira (24) um estudo sobre ATER Remota em tempos de pandemia e a cartilha “ATER Remota no contexto da pandemia da Covid-19”. O tema foi debatido em um evento online e aberto ao público, transmitido por meio do Youtube.

Na apresentação do estudo, o coordenador geral do CAATINGA, Paulo Pedro de Carvalho, reafirmou a importância desse processo para garantir “ATER gratuita e de qualidade” para todas as famílias que atuam com a produção de alimentos. “A pesquisa foi trabalhada de forma muito colaborativa, com a participação das famílias agricultoras, das organizações parceiras e das equipes técnicas. Temos um bom material para um bom debate”, afirmou.

Também durante o evento online, o oficial de Programas do FIDA, Hardi Vieira, contou que a chegada da pandemia significou uma “encruzilhada” para as atividades do Fundo. Contudo, surgiram oportunidades. “O FIDA viu essa janela de  oportunidades e de colaboração com o CAATINGA para trazer alguns produtos adicionais e pra  discutir de forma mais profunda o tema da ATER, que está no âmago do FIDA, na realidade, nas ações do FIDA no Semiárido do Brasil. Então, tanto o estudo do CAATINGA como a cartilha que foi elaborada vem em um momento muito propício”, explica.

A pesquisa foi realizada em 2020 e se debruçou sobre como as práticas de Assessoria Técnica e Extensão Rural (ATER) estavam sendo realizadas no período da pandemia, a partir de estudo de experiências e entrevistas com gestores, técnicos(as) e famílias assessoradas por sete organizações da sociedade civil e órgãos governamentais brasileiros (CAATINGA, Sasop, Cetra, IComradio, IPA, Emater-PI e Ematerce) e duas internacionais (Fundación Capital, da Colômbia, e o Ministério da Agricultura de Moçambique).

A pesquisa culminou em um relatório que está disponível em nosso site, assim como a cartilha. Acesse:

Cartilha – Práticas da ATER Remota no contexto da pandemia da Covid-19

Relatório – Práticas da ATER Remota no contexto da pandemia da Covid-19

Compartilhe