Alimentação escolar e fortalecimento de feiras agroecológicas são pautas de encontro entre CAATINGA e Prefeitura de Trindade

Por Ari Vieira e Rosy Silva

O acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o apoio às famílias agricultoras que comercializam nas feiras agroecológicas locais foram as principais pautas da reunião entre o CAATINGA e a Prefeitura de Trindade, ocorrida na última sexta-feira (26). As secretarias de Agricultura, Educação, Indústria e Comércio e Meio Ambiente também estavam presentes no encontro.

A conversa foi iniciada com uma breve apresentação sobre as ações realizadas pelo CAATINGA no território do Araripe, nas áreas de Direito à Alimentação Saudável (Segurança Alimentar e Nutricional), Direito das Mulheres, Participação Cidadã e Educação Contextualizada.

Em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), a ONG desenvolve o trabalho de assessoria técnica em diversas comunidades do município de Trindade, como o Assentamento Agrovila Algodões e os sítios Abóbora, Baixa dos Cândidos, Buracão, Croatá, Mameluco, Pé de Serra e Retiro. São locais com grande potencial de produção de alimentos vegetais e animais que deve ser aproveitado para a melhoria da merenda nas escolas.

 “Sugerimos um cardápio escolar que contemple maior diversificação de produtos da agricultura familiar. Propomos produtos como mel de abelha, goma de mandioca, sequilhos, bolos de macaxeira, tapiocas, ovos de galinha capoeira, carnes de caprinos e ovinos, polpa de frutas, fruta in natura, feijão, hortaliças e legumes”, afirma o técnico do CAATINGA, Ari Vieira.

As pontuações foram acatadas pela prefeitura, que trabalhará na formulação de um novo cardápio que contemple a maioria dos produtos da agricultura familiar local. A gestão aponta que a pandemia do novo coronavírus dificultou a atualização do cardápio da alimentação escolar porque as escolas estão funcionando de forma remota, o que impede a realização de chamadas públicas.

Com isso, foi elaborado um Termo de Referência de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar em que estão contemplados alimentos como batatas inglesa, batata doce, macaxeira, feijão, cebola, tomate e coentro. É por meio deste termo que esses produtos serão comprados das famílias e distribuídos em kits para estudantes da rede municipal.

O CAATINGA junto com a contribuição da Secretaria de Agricultura de Trindade, fará um levantamento da produção vegetal e animal nas comunidades assessoradas para traçar um cronograma da sazonalidade das produções durante o ano.

Em relação ao fortalecimento da feira agroecológica do município, a Secretaria de Indústria e Comércio assegurou que será feita uma reforma no açougue público. Será destinado um espaço exclusivo para os feirantes que produzem alimentos limpos, garantido uma melhor infraestrutura e comodidade para as famílias e os consumidores. Está marcada para o dia 23 de abril uma reunião com as famílias beneficiadas por essa medida.

Edição: Helena Dias e Jane Lopes

Compartilhe