CAATINGA recebe a visita da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco

Visita aconteceu na perspectiva de diálogo a partir do projeto Barragem dos Algodões Regenerativa, desenvolvido pelo CAATINGA
Equipe da secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco visitou a Barragem dos Algodões

Por Jane Lopes (CAATINGA)

Na última sexta-feira (26), o CAATINGA recebeu uma equipe da secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SEMAS) do estado de Pernambuco, que estiveram na comunidade da Barragem dos Algodões conhecendo a realidade de famílias como a de Dona Delsa. Junto com a técnica que acompanha a comunidade já fizeram o planejamento para implantação do sistema agroflorestal na área da agricultora. A área está bastante degradada, mas a família da agricultora está na expectativa de regenerar e aprender mais sobre o plantio em Sistemas Agroflorestais. Em seguida, a comitiva visitou a família de Sebastião Alves e Marilene Delmondes, no sítio Lagoa Comprida, em Ouricuri. A família de Sebastião e Marilene já trabalha com Sistemas Agroflorestais e partilhou com os visitantes a experiência

“A gente se alegra em receber as pessoas aqui e mostrar um pouco do nosso trabalho. Hoje parte da nossa alimentação vem do nosso sistema e ainda temos produtos que são comercializados e que ajudam em nossa renda”, conta a agricultora Marilene.

Sistema de Reúso de Águas Cinzas é utilizado na irrigação do Sistemas Agroflorestais

Barragem dos Algodões Regenerativa – O CAATINGA elaborou e apresentou um projeto para regeneração de matas ciliares de barragens, junto a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. E desde o primeiro semestre deste ano, iniciou os trabalhos de assessoria técnica a famílias agricultoras que moram e plantam às margens da Barragem dos Algodões, no município de Ouricuri.

A proposta do projeto Barragem dos Algodões Regenerativa é assessorar famílias agricultoras na implantação de Sistemas Agroflorestais nas margens da barragem, com o intuito de recuperar a mata ciliar ao mesmo tempo em que produz alimentos e forragens, aliando a conservação das matas e rios à soberania alimentar e geração de renda das famílias.

Além de acompanhamento técnico realizado pela equipe do CAATINGA, estão previstas no projeto atividades de intercâmbios com famílias que já trabalham com Sistemas Agroflorestais, com o objetivo de trocar experiências e incentivar as que estão em processo de implantação dos sistemas. O projeto atende 100 famílias que residem às margens da barragem dos algodões.

Compartilhe