A festa do Umbu abre a semana da Caatinga no sertão do Araripe

A 8ª festa do umbu aconteceu nos dias 22 e 23 de Abril, na Fazenda Floresta, município de Parnamirim/PE. A festa idealizada pelo o defensor do bioma Caatinga, Lídio Parente e sua família, têm como objetivo principal mostrar a importância desse fruto típico da Caatinga e fortalecer a valorização e as muitas possibilidades de ser usado, pois o umbu além de possuir um alto teor nutritivo, é um fruto que é  possível ser usado para várias receitas como doces, geleias, compotas, cachaças, cervejas, licor, sorvete, conserva, além da tradicional umbuzada e o consumo do fruto in natura.

O umbuzeiro, árvore nativa da Caatinga, é um exemplo de convivência com o semiárido, pois naturalmente possui o mecanismo de estoque de água em sua raiz, através das batatas, conhecidas como cuca, onde a água é armazenada para garantir a sobrevivência  da árvore nos períodos de estiagem, além disso o umbuzeiro perde sua folhagem no período seco, como estratégia de economia de água, isso garante a sobrevivência da árvore.

 “É uma festa muito importante, para nós da equipe do CAATINGA, que inclusive estamos trabalhando com o projeto do PRS Caatinga, que trabalha com tecnologias de baixa emissão de carbono, e valoriza essas iniciativas,  o umbu é muito importante e aqui o pessoal está preservando e fazendo o extrativismo de forma sustentável” Afirma Ari Vieira da equipe Técnica do CAATINGA.

A festa do umbu já é bem conhecida na região e atrai pessoas de vários estados do Brasil, além dos produtos acontecem apresentações culturais de dança, música, poesias e a exposição de artesanatos.

Compartilhe